• Início
  • Dicas
  • A influência da proteína vegetal na digestibilidade
Dicas

A influência da proteína vegetal na digestibilidade

O que você sabe sobre proteínas? Sabia que a proteína vegetal é excelente para absorção e digestão de nutrientes? Confira no texto de hoje!

A influência da proteína vegetal na digestibilidade

A proteína é uma das responsáveis por construir, manter e reparar as estruturas do nosso corpo, e por isso mesmo elas têm um papel tão importante nas nossas dietas alimentares. Porém, existe uma grande diferença entre proteína vegetal e animal, e sendo que os alimentos de fonte vegetal são excelentes para a digestão. Confira!

 

As proteínas do nosso corpo não ficam armazenadas no nosso organismo, e por isso precisam ser consumidas da forma correta. Tanto a falta, quanto o excesso, podem prejudicar o nosso metabolismo. 

 

Para entender como ela age no nosso corpo, precisamos entender que o nosso corpo precisa de nove aminoácidos, chamados aminoácidos essenciais. Ele, por si só, não consegue produzir esses aminoácidos, então são as proteínas que têm a função de produzir isso para o corpo. 

 

As proteínas, ao serem ingeridas pelo corpo, se decompõem em forma de blocos de aminoácidos. E é a partir daí que o corpo encontra esses nutrientes. 

 

Entretanto, nem toda proteína possui esses aminoácidos essenciais, somente algumas delas. 

 

Proteína vegetal e seus aminoácidos

 

O que são as proteínas vegetais? São todas aquelas que não são derivadas de animais de nenhuma forma. Ovos, lacticínios e carnes são proteínas animais

 

Grãos, lentilhas, nozes, feijões, leguminosas soja, ervilha, arroz e alguns tipos de frutas, são proteínas vegetais

 

Qual a influência na digestão?

 

As proteínas têm um papel fundamental na digestão, porque o suco gástrico e as enzimas digestivas são formados por proteínas, responsáveis por quebrar os alimentos em partículas menores que serão absorvidas pelo intestino. Além disso, as células do nosso intestino têm transportadores formados por proteínas que funcionam como portas, permitindo a entrada dos nutrientes digeridos no organismo.

 

Proteínas animais têm grande quantidade de Vitamina B-12 e Ferro, nutrientes que algumas proteínas vegetais não têm, porém, algumas delas demoram para serem digeridas. O estômago precisa de quase o dobro de ácido que usa para a mesma quantidade de um carboidrato, por exemplo. 

 

Os alimentos de fontes vegetais são benéficas para o sistema digestivo por serem ricos em fibras. As proteínas vegetais, além do mais, possuem os fitonutrientes e antioxidantes que são benéficos para todo o corpo.

 

Com a linha FORTIFIT PLANT-PROTEIN, você encontra uma suplementação de todos os nutrientes e usufrui de todos os benefícios de uma bebida à base de proteína vegetal. Ela oferece uma combinação de proteínas de ervilha e arroz que contribuem para músculos mais saudáveis, cálcio e vitamina D vegana. Além disso, vitaminas mais difíceis de encontrar em alimentos vegetais, como a vitamina B12 e ferro. Você encontra este produto na nossa loja virtual Sabor de Viver.

 

Recomende essas dicas para os seus amigos! Compartilhe esse texto e acompanhe tudo sobre alimentação à base de plantas e muito mais nas nossas redes sociais.

 

Gostou desse conteúdo?