Dicas, Nutrientes

Conheça os 4 aliados para a sua mobilidade

Existem 4 aliados nutricionais que são verdadeiros aliados para a sua mobilidade. Saiba quais!

Fernanda Uliana Nutricionista – CRN3: 29092

Conheça os 4 aliados para a sua mobilidade

A alimentação tem efeito significativo na saúde: imunidade, articulações que influenciam na sua mobilidade, pele, massa muscular, ossos, funcionamento intestinal e até no sono. Não é incomum encontrarmos adultos com consumo deficiente em vários nutrientes por conta de uma alimentação desequilibrada. Essa carência de nutrientes pode impactar na saúde com o passar do tempo, e deve ser corrigida conforme as necessidades nutricionais individuais.

Com a correria do dia a dia, algumas pessoas podem ter redução da ingestão de proteínas, podendo impactar diretamente na massa muscular, deixando de manter a musculatura já existente, que, como vimos em outros textos aqui no site, vamos perdendo naturalmente ao longo dos anos.

A manutenção e formação de mais músculos está diretamente relacionada à adequada ingestão de vários nutrientes, principalmente de proteínas, e à prática regular de exercício físico.

Suplementos de proteína podem ser recomendados por um médico ou nutricionista, para complementar a alimentação e auxiliar a atingir a necessidade proteica diária.

O whey protein (proteína do soro do leite) é um exemplo de suplemento que possui alta quantidade de leucina, um aminoácido que sinaliza vias metabólicas de manutenção e ganho de massa muscular.

O colágeno é a proteína mais importante no nosso corpo. Existem cerca de 28 tipos de colágenos, presentes na pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, músculos, parede dos vasos sanguíneos, membranas celulares e órgãos. O processo de hidrólise empregado nos suplementos, tornando o colágeno hidrolisado, ajuda a aumentar a sua biodisponibilidade, ou seja, melhor absorção, e potencializa as propriedades funcionais e antioxidantes. Portanto, pode ser um grande aliado da nossa saúde e mobilidade ao longo da vida.

Apesar de morarmos em um país tropical, cada vez menos estamos expostos à luz solar, podendo gerar uma deficiência de vitamina D, constatada em exames de sangue periódicos. Esta deficiência pode ser suprida com suplementos ou alimentos fortificados quando houver necessidade, de acordo com a recomendação de um profissional da saúde, assim como o cálcio.

A vitamina D é fundamental para fortalecer a imunidade, manter a massa muscular e para a absorção e fixação óssea do cálcio da dieta. Esses dois nutrientes são fundamentais para fortalecer a estrutura óssea, contribuindo para maior mobilidade, e ajudam na prevenção da osteoporose e possíveis fraturas no futuro.

Esses são os principais nutrientes envolvidos na mobilidade e promoção de uma longevidade ativa, aliada a uma alimentação saudável e prática regular de exercícios, como abordaremos nos próximos textos. Fique de olho!

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Referências:

1- E Curtis et al. Determinants of muscle and bone aging. J Cell Physiol, 2015; 230(11): 2618–2625.


2- René Rizzoli et al. The role of dietary protein and vitamin D in maintaining musculoskeletal health in postmenopausal women: A consensus statement from the European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis (ESCEO). Maturitas, 2014; 79:122–132.


3- Arely León-López et al. Hydrolyzed Collagen—Sources and Applications. Molecules, 2019; 24 (22):4031.