• Início
  • Dicas
  • Como o ciclo circadiano dá ritmo ao seu corpo
Dicas

Como o ciclo circadiano dá ritmo ao seu corpo

O relógio do corpo: conheça o ciclo circadiano - e o que ele diz sobre o nosso ritmo biológico.

Fernanda Uliana Nutricionista – CRN3: 29092

Como o ciclo circadiano dá ritmo ao seu corpo

 

O ciclo circadiano é o nosso ritmo biológico, ou seja, um “relógio embutido” que todos nós temos, com capacidade de controlar o ritmo de várias funções corporais. Esse relógio com ciclos de 24 horas é dividido em “dia biológico”, que está alinhado com a hora do dia ou luz, e em “noite biológica”, alinhado com a noite ou período escuro. O ritmo natural do corpo envolve a secreção de diversos hormônios em certos horários, regula o metabolismo e comportamentos como sono-vigília. 

 

Vários fatores ambientais e de estilo de vida interferem no alinhamento desse ritmo, incluindo a prática de exercício físico ou não, padrões de alimentação, períodos de jejum, períodos de sono e vigília invertidos por conta de trabalho, insônia ou apnéia obstrutiva do sono. Dependendo do ritmo que “forçamos” nosso corpo a ter, que não seja o considerado normal da natureza humana, através de alterações desses fatores descritos anteriormente, podemos causar desequilíbrios hormonais e no metabolismo e consequentemente aumentar o risco de doenças metabólicas, imunológicas e cardiovasculares. 

 

Quando alteramos o ritmo natural do funcionamento do corpo, podemos ter prejuízos no sono, humor, transtornos relacionados ao estresse, prejuízos no metabolismo dos carboidratos, controle de apetite e até aumentar o risco para depressão e doenças cardiovasculares.

 

Portanto, se buscamos uma longevidade saudável e ativa, precisamos manter uma rotina, um ritmo regular de trabalho, lazer, alimentação saudável, cuidados com o corpo e mente, e não inverter o dia pela noite sempre que possível. 

 

Gostou desse conteúdo?

Referências:

 


1- Justyna Godos et al. Diet and Mental Health: Review of the Recent Updates on Molecular Mechanisms. Antioxidants, 2020; 9(4):346. 


 


2- Safeera Khan et al. The Role of Circadian Misalignment due to Insomnia, Lack of Sleep, and Shift Work in Increasing the Risk of Cardiac Diseases: A Systematic Review. Cureus, 2020; 12(1):e6616.