A importância da vitamina D e do cálcio para os músculos e ossos

Os músculos e os ossos desempenham funções fundamentais no nosso organismo, como a sustentação do corpo. Problemas relacionados à perda muscular e desgaste ósseo são comuns com o passar da idade, podendo levar até ao desenvolvimento de osteoporose. O segredo para manter os músculos e ossos saudáveis é sempre dar ao nosso organismo os nutrientes que ele precisa.

Você sabe a partir de qual idade já devemos nos preocupar com a saúde dos ossos?

O cuidado com os ossos é importante em todas as idades. Porém, estudos apontam que devemos redobrar esses cuidados a partir dos 30 anos, pois assim as chances de ossos fracos e frágeis no futuro são reduzidas 1.

Quais as melhores formas de proteger os seus músculos e ossos? São duas formas básicas e que já podemos iniciar hoje mesmo: prática de atividade física e ingestão de quantidades adequadas de, principalmente, dois nutrientes: a vitamina D e o cálcio.

Vitamina D. Essencial para o corpo absorver e estocar o cálcio nos ossos 1, e também para o desempenho muscular 2.

Cálcio. Essencial para a mineralização óssea. Quando você não consome quantidades suficientes de cálcio para o seu corpo, o organismo retira esse mineral do estoque, que são os ossos. Se isso acontece com frequência, com o passar do tempo os ossos se tornam enfraquecidos, podendo levar a um quadro de osteoporose e consequentes fraturas. Além disso, os músculos precisam de cálcio para fazer as contrações, essenciais para qualquer movimento do corpo 1,2.

Atenção redobrada deve ser dada à ingestão desses nutrientes em pessoas acima dos 50 anos 2.

O desgaste ósseo é silencioso, e normalmente só é percebido quando em estágios avançados 2.

Portanto, o consumo de vitamina D e cálcio é a melhor ferramenta para diminuir os riscos do desenvolvimento de osteoporose e para a manutenção de músculos e ossos fortes 2. Em alguns casos a suplementação pode ser necessária, por isso, consulte seu médico e/ou nutricionista e mantenha sempre seu corpo saudável!

Referências:
1 - Harvard Health Publications. Harvard Medical School. Two keys to strong bones: Calcium and Vitamin D. 2017.
2 - COSMAN, Felicia, et al. Clinician’s guide to prevention and treatment of osteoporosis. Osteoporosis international, 2014, 25.10: 2359-2381.