Seja mais forte do que o cansaço do fim do dia!

Você sabia que a maioria dos casos de cansaço no fim do dia pode ser evitado ou amenizado se estivermos dispostos a fazer algumas mudanças? Vejam algumas estratégias que podem ser usadas para vencer a indisposição [1,2]:

Durante o dia, quando se sentir sonolento, mexa-se! Uma caminhada rápida ou mesmo 10 minutos de alongamento melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a energia. Isso vai influenciar no seu rendimento e em como você se sentirá no fim do dia.
Beba água, a desidratação faz com que nos sintamos cansados;

Não exagere no café;
 Faça uma dieta saudável, uma alimentação com frutas, vegetais, legumes, alimentos integrais e proteínas de alto valor biológico vai te proporcionar mais nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento de todo o seu organismo;
Faça todas as refeições. Pular refeições não é saudável, por exemplo, ficar sem almoçar porque não deu tempo de comer, isso pode comprometer negativamente a sua disposição durante o restante do dia;
Atente-se à quantidade que come. A quantidade do que se come é fundamental, não coma até se sentir muito cheio;
Reserve e estabeleça um tempo para dormir de noite. Dormir uma menor quantidade de horas do que o recomendado para você prejudica a sua atenção e disposição no outro dia;

Não fume. Além do cigarro conter substâncias nocivas ao nosso organismo influencia negativamente na nossa disposição;

Faça atividade física. Já é comprovado que se exercitar aumenta a nossa disposição, então invista nisso!;

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

Fale sobre os seus problemas, talvez a terapia possa te ajudar a enfrentar o cansaço excessivo;

Reduza o estresse, pois ele “consome” as nossas energias. Introduza atividades relaxantes no seu dia, pode ser academia, yoga, meditação, escutar música ou ler. Encontre algo que te relaxe, isso vai te ajudar;

Divirta-se! Talvez com as preocupações do dia-a-dia não tenha te restado muito tempo para a diversão. Mas rir pode ser uma das melhores maneiras de se sentir renovado.

Tente introduzir essas estratégias no seu dia-a-dia, comece devagar e tente mudar seus hábitos, para que as melhorias ocorram de forma eficiente. Com força de vontade podemos vencer os desafios do dia-a-dia! Lembre-se que o profissional da saúde, como o médico, pode ser fundamental para certificar se o seu cansaço contínuo não é algo que precisa ser acompanhado e/ou tratado.


Referências:

[1] Better Health. Fatigue fighting tips. Victoria State Government, Australia. 2017. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/fatigue-fighting-tips#lp-h-1

[2] Theorell-Haglöw, J., E. Lindberg, and C. Janson. "What are the im-portant risk factors for daytime sleepiness and fatigue in women." Sleep 29.6 (2006): 751-757.